quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Projeto da nasa quer captar energia do sol no espaço

Muitas alternativas relacionadas à questão energética estão sendo divulgadas mundo afora. Mas esta solução é realmente extraordinária, ou mais exatamente extraplanetária.

É prevista a instalação de centrais para captação de energia solar na órbita terrestre em um prazo de dez a vinte anos, segundo um informe preparado pela Academia Internacional de Astronáutica, de Paris.

Segundo divulgado no site EnLineaDirecta, a equipe de trabalho do projeto foi liderada por John C. Mankins, ex-chefe do Departamento de Tecnologias Inovadoras da Nasa.

Os satélites que conterão quilométricos painéis solares vão transmitir energia à Terra por micro-ondas eletromagnéticas ou laser. Projeto audacioso, não? Uma das vantagens da enorme plataforma que poderá ser lançada em nossa órbita geoestacionária é a possibilidade de captar energia durante todo o dia, já que não sofrerá interferência da sombra da Terra.


Mesmo a energia solar sendo uma tecnologia antiga, sua conversão em eletricidade ainda não é uma solução eficaz a ponto de substituir definitivamente as fontes comuns e mais poluidoras.

O potencial desse projeto da Nasa é sete vezes maior no espaço: os painéis poderão captar 1.371 Watt por metro quadrado, na Terra são possíveis  200 Watt por metro quadrado. Isso porque no espaço a luz não é filtrada por atmosfera e nuvens. O Sol emite energia 7.700 vezes maior do que necessita a humanidade.

A agência espacial japonesa está envolvida na pesquisa, procurando investimentos e apoio governamental para o projeto que poderá custar bilhões de dólares. A agência já apresentou um projeto para uma gigantesca plataforma com quatro quilômetros quadrados de paineis solares.

style.greenvana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário