quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Cuidados necessários quando buscar um imóvel ecológico

Você que está decidido a adotar hábitos sustentáveis e ter um imóvel ecológico, confira algumas dicas para encontrar o lar doce lar perfeito dos seus sonhos.

De acordo com matéria publicada no site ECOnservar, infelizmente é difícil encontrar uma construção totalmente ecológica, mas é possível encontrar casas com esse potencial. Veja quais são as perguntas certas na hora de procurar a casa ecologicamente correta.


- Procure saber se a casa tem espaço para enterrar uma cisterna de água de chuva. Mesmo que o local não disponha de um sistema de coleta de água pluvial, que pelo menos ofereça condição para instalar um sistema de captação.

- Pesquise se é possível instalar equipamento para captação de energia solar. 
A conversão da energia solar em eletricidade permite uma boa economia.

- Verifique se há área de escoamento. 
Se o terreno não tem área para a água da chuva escoar, veja se seria possível criá-la trocando calçadas e acessos por pavimento permeável que ajude a aliviar a rede de esgoto.

- Veja se a iluminação e a ventilação naturais são boas. 
A ideia é que você gaste o mínimo possível com iluminação artificial durante o dia, já que o sistema natural deve dar conta das necessidades mais básicas.

- Informe-se sobre a existência de ciclovias por perto. 
Com a finalidade de passear, fazer exercício ou ir ao trabalho, as ciclovias já fazem grande diferença como alternativa aos carros para reduzir o impacto no meio ambiente.

- O jardim deve ter um espaço suficiente para plantar uma horta. 
Quem segue à risca hábitos sustentáveis e saudáveis planta seus próprios alimentos no jardim de casa.

- Certifique-se de que a rede elétrica do imóvel ecológico é 220V. 
Como a circulação da corrente elétrica é menor, acaba sendo mais econômica que a de 110V.

- Descubra qual a oferta de serviços básicos. 
Dê preferência a fazer tudo à pé. Por isso, é interessante que supermercado, farmácia e banco, por exemplo, sejam próximos de onde você mora.

style.greenvana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário