quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Indústrias de plástico vão combater ida de lixo a oceanos

Indústrias de plástico, finalmente, estão preocupadas com a quantidade de plástico despejada nos oceanos. Visando a uma melhoria para esse problema, criaram um plano global de ações com a proposta  de desenvolver formas eficazes e inteligentes para dar outro fim a esses resíduos, como, por exemplo, a reciclagem.

Segundo matéria publicada no site da revista Superinteressante, não é somente o plástico nos oceanos que preocupa os especialistas. Outros materiais, como garrafas de vidro e latas, também entraram na lista de prioridades.


De acordo com dados da United Nations Environmental Program, cerca de 70% do lixo marinho vai para o fundo do oceano, ou seja, não fica visível na superfície e, por isso, fica difícil perceber a gravidade do problema.

A questão foi reconhecida na Declaração de Soluções para o Lixo Marinho, adotada por 54 empresas até agora. Consiste em cobrar das indústrias de plástico alguns compromissos, como contribuir para soluções em parcerias público-privadas que tenham como objetivo a prevenção de descarte de detritos no mar, trabalhar junto com a comunidade científica para entender e avaliar melhor os impactos e as soluções propostas para o problema, promover a aplicação de leis existentes para eliminar o lixo marinho e trabalhar para recuperar mais produtos plásticos para reciclagem. Essas ações entrarão em vigor já em 2012.

style.greenvana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário