sexta-feira, 22 de julho de 2011

Inspirado por churrascos, Seu Jorge lança disco "para ouvir lavando carro"
Em entrevista, ele comenta criação de personagens de seu novo CD. "Pode grelhar o que quiser. Churrasco é comer, beber e cantar", diz cantor.


Para a maioria, churrascos nada mais são do que litros de cerveja somados a quilos de carne na brasa. “As manifestações são diferentes”, corrige Seu Jorge, que lança “Músicas para churrasco – Volume 1”, no qual canta personagens como “A doida”, “Vizinha”, "Meu parceiro" e “Japonesa”.

Ele ainda não definiu quantos volumes vai lançar, mas parece ter muito carvão para queimar. “Depende da evolução das personagens e dos ambientes que elas frequentam”, contextualiza em entrevista por telefone ao G1. “Estudo a ideia de mostrar o churrasco como um evento. São diferentes os churrascos que podem surgir: churrasco só de carne, churrasco que tem maionese, arroz. Há uma série de coisas, que eu e o núcleo que compõe as músicas estamos estudando.”

Jorge costuma dizer que suas músicas são "classe média alta". Mas esclarece que a expressão, importada do vocabulário dos pernambucanos da banda Nação Zumbi, não coincide com a classe social que consome suas iguarias.

"É um disco muito popular. Sinto uma adesão das pessoas, uma vontade de se divertir com as personagens em festas informais. É para ouvir lavando carro ou ir à padaria escutando no iPod”, prescreve.

A patota de Jorge é formada por Gabriel Moura, Pretinho da Serrinha e Rogê, parceiros de composição e músicos do CD. Juntos, pretendem criar “uma dramaturgia com músicas animadas e divertidas”. “Vamos acabar investigando várias sonoridades. Quero fazer com que a música seja oficialmente negra, black. A coisa suburbana que não é só o samba. Escutamos Ray Charles, Nat King Cole. Quero trazer a influência dessa música lá de trás até hoje.“

Para fazer um disco ou para preparar uma carne, ensina o cantor, o princípio é o mesmo. “Só tem animação quando há um coletivo bom. Tem que ter uma turma animada, com disposição. Tem que agitar as coisas: um pega a carne, outro acende, um fica tomando conta da carne pra ver se vai queimar, outro escolhe as músicas. Pode ter legume, fruta. Pode grelhar o que você quiser. Churrasco não é só carne. É comer, beber e cantar.”

O cantor carioca passou muito tempo fora do Brasil na década passada (entre filmes e shows), mas garante que sempre foi celebrado por aqui, só não teve “tempo para desfrutar disso”. “Eu percebo que a imprensa agora não tem mais como fingir que eu não existo”, provoca. “Meu público cresceu no Brasil. Agora, as pessoas querem saber dos meus trabalhos antigos e conhecer meu histórico. Eles têm mais consciência do meu investimento fora do Brasil.”

quarta-feira, 20 de julho de 2011


MISTURA FINA, COCADA BOA
Vídeo-entrevistas exclusivas e eventos locais relacionados ao impacto da tecnologia na música, arte, cinema e design.

São Paulo recebe nos dias 29, 30 e 31 de julho no Pavilhão da Bienal em São Paulo, The Creators Project: São Paulo 2011. O evento traz música, obras interativas, filmes, palestras e painéis inovadores, além dos shows Atlas Sound, Chairlift, Dj set dos novos criadores Database do novo álbum do Emicida (produzido em parceria com K-Salaam & Beatnick).

The Creators Project ainda contam com a colaboração dos artistas Quayola, Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti, e Muti Randolph para exibir instalações, bem como o novo projeto de David Bowie, Mick Rock e Barney Clay, a instalação Life on Mars Revisited, que acabaram de lançar no evento de Paris mês passado. O United Visual Artists trará a terceira interação da estrutura de cubos maciços que criaram inicialmente para o palco principal do Coachella, que já havia sido reconfigurada antes para o festival Nuits sonores em Lyon.

Além disso, apresentarão o filme Scenes from the Suburbs de Spike Jonze e Arcade Fire, e hospedar um painel de discussão com o cineasta brasileiro Cisma no sábado. K-Salaam & Beatnick falarão sobre o futuro da produção no domingo.

Confira no site maiores informações: http://www.thecreatorsproject.com/pt-br/

terça-feira, 19 de julho de 2011


NOSSA ERA DIGITAL
A 12ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica começa hoje em São Paulo e conta com diversos atributos e novidades digitais.

Acontece em São Paulo de 19 de julho à 21 de agosto no Centro Cultural FIESP Ruth Cardoso o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. O programa conta com instalações interativas e imersivas, tablets, animações, jogos e maquinemas, além de trabalhos de arte web, vídeos, documentários, clipes musicais e experimentações exclusivamente sonoras.

Na primeira semana haverá apresentações de performances (Hipersônica) no Teatro do Centro Cultural a partir das 20h. O FILE 2011 também ocupa a Galeria de Arte do SESI, o foyer e o Espaço FIESP.

O FILE PAI - Paulista Avenida Interativa exibirá diferentes trabalhos com ferramentas digitais e eletrônicas em diferentes espaços internos e externos da Avenida Paulista e sua região.

O FILE 2011, de 19 à 22 de julho também apresenta as séries de encontros do FILE Symposium, no Centro Cultural São Paulo. As vagas para participar dos encontros são limitadas por ordem de chegada, portanto aconselha-se chegar 30 minutos antes de cada palestra.

O acesso as atividades é gratuito.

A Criatividade em forma Contínua
Carla Caffé, seu olhar e traços sobre a mais conhecida avenida de São Paulo.

A arquiteta e diretora de arte nas áreas de televisão, teatro, publicidade, eventos e cinema lançou seu novo trabalho, o projeto A(E)REA PAULISTA, extraído do livro Av. Paulista (COSAC NAIFY e SESC Edições, lançado em 2009).

A obra é uma paisagem construída através de cálculos poéticos-mentais sobre a Av. Paulista. Desenhos dos seus principais edifícios e cores, muitas cores para evocar a topografia da região de maneira estilizada. A imaginação caminhou mais algumas ruas centrais da cidade, como a Av. São João e a Av. Radial Leste, e os bairros da Liberdade, Bela Vista e Higienópolis.

O conjunto da mostra tem seu formato em sanfona. Carla conta que "as dobras estimulam novas visões da imagem, que é composta pelas dobras do próprio espigão da Av. Paulista. É uma mostra que brinca com os limites do digital e do analógico, do editorial (com o livro) e da arte (com a gravura)".

Contudo, a obra também exercita a memória urbana e fortalece a identidade da cidade.

domingo, 17 de julho de 2011



Começa pré-venda de ingressos para dia extra do Rock in Rio
Privilégio é apenas para clientes portadores de cartões de crédito Itaú.
Para o público geral, entradas estarão disponíveis a partir do próximo dia 23
.

Começou no primeiro minuto deste sábado (16) a pré-venda de ingressos para o dia extra do Rock in Rio 2011. Neste primeiro momento, os ingressos estarão disponíveis apenas para clientes portadores dos cartões de crédito Itaú (Itaú Personnalité, Itaú Uniclass e Itaucard) e só poderão ser adquiridos pelo site www.itaucard.com.br/rockinrio. O benefício não é válido para cartões de débito.

Os clientes Itáu terão direito ainda a 15% de desconto no valor do ingresso e poderão parcelar em até seis vezes sem juros. Os preços permanecem os mesmos: R$ 190 (inteira) e R$ 95 (meia-entrada).

Cada CPF está limitado a compra de quatro ingressos, sendo no máximo um deles, meia-entrada. Não haverá cobrança de taxa de conveniência e o ingresso vale para todas as atrações da Cidade do Rock.

Já a venda para o público geral terá início à 0h01 do próximo dia 23, somente pelo site oficial do Rock in Rio.  As compras serão feitas apenas por cartão de crédito e poderão ser parceladas em quatro vezes.

O destaque da progamação do Palco Mundo no dia extra será o cantor e compositor Stevie Wonder, que comemora 50 anos de carreira. Além dele, também se apresentarão a americana Janelle Monáe e a banda britânica Jamiroquai. Já o Palco Sunset terá a inglesa Joss Stone.

O Rock in Rio fará ainda uma homenagem ao Legião Urbana. Os ex-integrantes do grupo tocarão com a Orquestra Sinfônica Brasileira.