domingo, 25 de março de 2012

Obras de Arte ganham vida com antigos resíduos

Não é de hoje que resíduos inutilizados dão origem a novas peças e criações curiosas. Muitos tipos de obras de arte só existem graças a esses objetos que, em teoria, seriam rapidamente descartados. Ao contrário do que muita gente pensa, o lixo pode ser reaproveitado, sim, e ainda surpreender qualquer um. Como nessas obras de arte.

Confira:

Arco de bicicletas
Um incrível arco gigante foi construído na entrada de um estacionamento de bicicletas. E ele se relaciona com o local, já que foi construído com base em partes de bicicletas quebradas. Todas as “magrelas” danificadas foram recolhidas de organizações sem fins lucrativos que armazenam bicicletas para crianças carentes. A ideia foi dos designers Mark Grieve e Ilana Spector, que levaram todas as bikes para reciclagem após desmontarem a estrutura temporária.


Cachorro de brinquedo
Toda criança acaba sempre quebrando algum brinquedo, que vai para o lixo. O escultor britânico Robert Bradford recolhe tudo, estejam as peças  quebradas, velhas ou inutilizadas. Com elas, monta diversos animais incríveis, principalmente cachorros, que são parte de seu projeto chamado “Recycled Toy Sculptures”.


Mosaicos
Estas são obras de arte que não poderiam faltar na lista. A artista Sandhi Schimmel encontrou uma forma incrível de dar um fim decente a toda a papelada que recebemos diariamente na rua, seja panfletos, formulários, comprovantes, cupons fiscais e outros. Inspirada na pop art, ela cria retratos, muitas vezes de pessoas famosas, e ainda ajuda o meio ambiente.


Boneco de neve reciclado
O boneco não é realmente feito de neve, mas os materiais utilizados nele mantêm sua forma tradicional, sem falar que não derrete! O projeto foi desenvolvido pelas próprias crianças de uma creche no Canadá a partir da técnica do reaproveitamento. Foram utilizados embalagens plásticas, recipientes e caixas vazias de suco. De forma criativa e divertida elas puderam aprender sobre a importância de reutilizar o lixo.


Pessoas de lixo?
O artista HA Schult criou a incrível e perturbadora exposição que tem mil homens feitos de lixo. As estátuas se parecem muito com pessoas reais e são todas feitas com peças de computador, plástico e alumínio. É considerada uma das maiores exposições de arte reciclada do mundo.

style.greenvana.com

Um comentário: