domingo, 25 de março de 2012

Bijuterias biodegradáveis são feitas de batata e tapioca

Lili Giacobino é uma designer consciente e totalmente dedicada à busca por soluções ecológicas que não comprometam o estilo e a beleza de suas peças, que se tornam bijouterias biodegradáveis. Preocupada com os danos causados pelo plástico ao meio-ambiente, a artista encontrou em sua própria cozinha  um substituto para o material.


Sua pesquisa iniciou-se por meio da utilização de ingredientes orgânicos dos quais fosse possível derivar uma liga tão versátil e flexível quanto aquela encontrada nos derivados de petróleo, mas que ao mesmo tempo não fosse agressiva à pele humana e ao planeta.

Há um ano, Lili vem trabalhando com batata, amido e tapioca em uma mistura precisa que originou o seu bioplástico, materia-prima de suas graciosas e delicadas peças. Para a coloração, a artista usa chá, flores, mica mineral e temperos. A durabilidade das bijouxs pode chegar a alguns anos, mas se por um acaso você decidir se livrar delas, basta colocá-las em um composto e elas se biodegradam inteiramente.


Em uma rápida conversa para o Greenstyle, Lili disse apreciar o contato físico com os ingredientes, sendo que cada peça é produzida manualmente, objetivando designs naturais e únicos. Além do bioplástico, a designer trabalha com alumínio reciclado, resina ecológica e outros tantos materiais sustentáveis.

style.greenvana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário