quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Metrô de Stockholm
Os arquitetos e designers responsáveis pela obra decidiram manter as formas brutas das rochas, apenas pintando e decorando com obras de arte.




Os arquitetos e designers responsáveis pela obra decidiram manter as formas brutas das rochas, apenas pintando e decorando com obras de arte.
O Metropolitano de Estocolmo é movido a electricidade, usando corrente contínua com uma tensão nominal de 650 volt nas linhas verde e vermelha e de 750 volt, na linha azul. A corrente é fornecida pelos próprios carris.
Utiliza actualmente 271 vagões modernos e 250 vagões de modelos dos anos 70 e 80. Um comboio completa possui 3 vagões modernos ou 8 antigos, perfazendo um comprimento de cerca de 145 metros.
A velocidade máxima é de 80km/h nas linhas vermelha e azul e 70 km/h na linha verde (50 km/h nas plataformas das estações). A aceleração máxima é de 0.8 m/s².
Um trem lotado transporta entre 1000 a 1200 passageiros.
Para alcançar um nível elevado de segurança, o Tunnelbana usa um sistema de segurança de sinal contínuo, que envolve o envio de informação de segurança para o comboio continuamente. O sinal é captado dos carris através de duas antenas colocadas perto das rodas dianteiras e é comparado com dados sobre a velocidade do comboio. Os travões automáticos são activados se por alguma razão a velocidade máxima permitida for excedida. O condutor recebe informação sobre a velocidade actual através de um mostrador na cabina. O sistema permite que dois comboios se aproximem, mas impede a ocorrência de colisões a velocidades superiores a 15 km/h. Em alguns casos, existe ainda um sistema de condução automática para auxiliar o condutor, que contiua responsável por abrir as portas e por ligar o comboio.

arquiteturando.com









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