terça-feira, 15 de novembro de 2011

Arquiteta da Reais Ganha Prêmios de Sustentabilibdade


Gabriela Ordahy, arquiteta do Rio Grande do Sul, está feliz da vida. Isso porque acaba de vencer o Concurso Casashow 2011/Suíte Sustentável, um importante prêmio de sustentabilidade.
A ideia desta grande feira que aconteceu em Porto Alegre, entre os dias 18 e 21 de outubro, é exatamemte o que o nome sugere: arquitetos locais foram convocados a entregar projetos de suítes construídas com o mínimo de impacto ambiental e social. Ao todo, 23 escritórios participaram, e três foram escolhidos para desenvolver suas ideias na prática.


A exposição, que ocorreu durante a feira, elegeu um único vencedor final: o projeto de Ordahy, cujo mote é a frase “Recicle os pensamentos”. O prêmio de sustentabilidade foi entregue por Ruy Ohtake, um dos mais importantes nomes da arquitetura nacional.

Conheça, nesta entrevista, as características sustentáveis que levaram os jurados a escolherem o projeto de Gabriela, especialista que faz parte da REAIS, a Rede de Engenharia, Arquitetura e Interiores Sustentáveis do Greenforma:

Style: Muitas pessoas acreditam que uma construção sustentável é feita apenas com reciclagem, reutilização de materiais e assim por diante. Mas você usou outro caminho na suíte, correto?
Gabriela Ordahy: Inicialmente, busquei soluções tecnológicas, enquanto os outros concorrentes de fato optaram pelo caminho da reciclagem, por exemplo. Mas eu utilizei um sistema que transfere iluminação (Solatube, à venda no Greenforma) a partir de tubos reflexivos, todas as lâmpadas são LED (também à venda no Greenforma) e também escolhi a lareira/cadeira para o aquecimento do espaço (ela atua em até 120 metros quadrados) e da água. Ela funciona com o combustível Pellete, feito de serragem de casca.  Os móveis são feitos de garrafas pet.


Style: Você também se preocupou com pequenos detalhes de acabamento?
Gabriela Ordahy: Sim, fiz uma alusão à mata para deixar o ambiente lúdico. Desenhei painéis paralelos com fitas de LED como se fossem os raios solares aparecendo atrás dos caules. Esse material veio todo de resíduos de obras que iriam para o lixo. A intenção é conscientizar os arquitetos, já que em torno de 30% dos materiais de uma obra se tornam resíduos. É possível fazer algo interessante com eles.


Style: E como você definiu o seu tema, que inclusive entrou em forma de frase na suíte?
Gabriela Ordahy: A frase que pensei como mote para o projeto é “Recicle os pensamentos…”.  Eu acredito que, antes de qualquer processo de reciclagem, é preciso mudar a consciência das pessoas. O uso consciente da madeira, a minimização dos resíduos gerados na obra, redução do consumo de energia, foram as premissas desse trabalho. Esses elementos apenas não bastam se não conseguirmos traduzir e transmitir, por intermédio de nossos projetos, o que verdadeiramente essas atitudes representam.


http://style.greenvana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário