quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Internet vira atalho para formar bandas e negociar instrumentos
Site Tosembanda.com completa dez anos com mais de 300 mil membros.
Grupo no Facebook estreita relações entre músicos de Curitiba.

 
Há duas semanas, o músico Junior Guerro, de 36 anos, queria vender um microfone, mas não sabia como divulgar. Ele até pensou em deixar anúncio no mural do estúdio onde ele ensaia, em Curitiba, mas desistiu. “Ninguém olha mural, eu precisava de algo na internet. Foi quando criei um grupo no Facebook”, detalha Guerro, responsável pelo “Classificados - Músicos Curitiba”, atualmente com quase 150 membros.

“Em dois dias, eu vendi o microfone”, diz ele. A delimitação de cidade no grupo teve um motivo. “Instrumento musical é uma coisa que precisa ser testada antes de comprar. É preciso se encontrar pessoalmente”, justifica.

O crescimento do grupo fez o criador repensar as regras. “No começo, pensei só na venda e compra de instrumentos, mas pode virar um local também para bandas encontrarem músicos que estão faltando no grupo”, diz Guerro, que trabalha no ramo há 18 anos e é vocalista da banda Anauê.

A ideia de usar a internet para ajudar na formação de bandas já faz parte da vida do músico Gabriel Greco há dez anos. Em maio de 2001, quando ele queria montar uma banda e não encontrava ninguém, decidiu criar o site Tosembanda.com, uma espécie de classificados musical.

Hoje em dia, o site conta com 300 mil membros e, segundo Grecco, contabiliza quase 10 mil músicos beneficiados ao encontrar uma banda ou formar a sua própria. “Agora, o site é uma espécie de ONG. Ele não sobrevive de anúncios e quem trabalha nele é músico voluntário”, detalha Grecco, que montou a Besouros Verdez juntando amigos e músicos cadastrados no Tosembanda.

Para participar da rede, o músico precisa preencher um cadastro com informações pessoais, como idade e cidade onde mora, e uma ficha profissional, informando instrumentos que toca e estilo musical, além de informar se está à procura de integrante ou de uma banda. A participação é gratuita.

Renovação
Para Grecco, que tem 30 anos, o site terá vida longa porque está sempre em renovação. Segundo ele, é comum pessoas deixarem comentários dizendo que não conheciam o Tosembanda.com, apesar de ele já ter uma década.

“Uma pessoa que tem 18 anos e quer formar uma banda agora tinha apenas 8 quando o site foi criado. Sempre tá chegando uma turma nova”, detalha o administrador, que calcula um fluxo médio de 60 novos cadastros por dia. Segundo Grecco, o primeiro semestre é o período de maior movimento. Já nas férias escolares, a empolgação para entrar em uma banda é menor.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário