segunda-feira, 1 de agosto de 2011

'Dogville', de Lars von Trier, era um dos favoritos de matador norueguês
Diretor disse ver 'semelhanças' entre roteiro do longa e ações do atirador.
'Sinto-me terrivelmente mal', afirmou Von Trier a jornal dinamarquês.


 
O cineasta Lars von Trier disse que se arrependeria de ter feito "Dogville" (2003) caso for confirmado que seu filme serviu de inspiração ao autor confesso do duplo atentado na Noruega, em julho, que matou 77 pessoas.

Von Trier deu entrevista ao jornal dinamarquês "Politiken", publicada no sábado (30).

"Sinto-me terrivelmente mal pensando que 'Dogville' possa ter sido usado por ele como uma espécie de roteiro. É uma ideia horrível", declarou o diretor de cinema dinamarquês. Ele disse encontrar semelhanças entre o final de seu filme e o massacre na ilha de Utoeya.

Em seu perfil no Facebook, cujo acesso está atualmente bloqueado, o atirador citava o filme de Von Trier como um de seus favoritos.

Na trama, a protagonista interpretada por Nicole Kidman é torturada e estuprada pelos habitantes de um povoado. No fim, todos acabam assassinados.

"A cena final de 'Dogville' lembra de forma muito desagradável Utoeya", admitiu o cineasta. Von Trier ressaltou, porém, que seus filmes têm um "objetivo pedagógico", que "vai em direção oposta às ações de Breivik".

O porta-voz do ultranacionalista Partido Popular dinamarquês, Soren Espersen, respondeu no mesmo jornal às críticas feitas pelo cineasta contra seu partido. "É interessante que isso venha de um homem que se declara nazista e que fez filmes perversos, carregados de violência e que, segundo as declarações de Breivik, serviram de inspiração para seus crimes", disse.

Em maio, a organização do Festival de Cannes declarou Von Trier "persona non grata", depois de dizer que "compreendia" Hitler durante uma entrevista coletiva.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário