sábado, 9 de junho de 2012

Ópera de Taubaté para Brasília
Mezzo soprano Mere Oliveira vai viver 'Carmem', de Bizet, em montagem no Teatro Nacional

Dedicação ao trabalho, trabalho e mais trabalho. Foi com essa receita que a mezzo soprano Mere Oliveira, de Taubaté, conquistou o papel de protagonista da ópera "Carmen", de Georges Bizet, na montagem que será apresentada no Teatro Nacional Claudio Santoro durante o 2o Festival de Ópera de Brasília, no final do mês.
Esta é a quarta vez que Mere vai interpretar a sedutora cigana. Anteriormente, ela esteve na pele de Carmen em duas montagens da Orquestra Sinfônica de Jacareí, sob regência do maestro Álvaro Peterlevitz, e em uma montagem da Cia Ópera São Paulo, com a Orquestra Sinfônica de Limeira, sob regência do maestro Rodrigo Muller.
"Estudo o papel da Carmen há oito anos. Este não é um papel que se monta da noite para o dia pois a personagem é cheia de nuances", conta Mere.
Então, quando o Atelier de Cultura, uma agência que tem um cast próprio de cantores de ópera em São Paulo, levou Mere para audicionar no Teatro Nacional, nada mais natural que a cantora se saísse bem.
"Em Brasília vou atuar como convidada e farei duas apresentações, uma dia 21 e outra dia 24. A montagem conta com dois elencos e a outra protagonista se apresenta em outros dias", explica.
Rotina. 
Antes de embarcar para Brasília, a cantora lírica fez um intensivão sob a batuta da mestre Graciela Araya (da Alemanha), que atualmente faz orientação em interpretação da mezzo soprano.
Na semana que vem, Mere embarca para Brasília para ensaios diários todas as tardes em uma maratona que segue até a estreia no espetáculo no dia 21 deste mês.
"E os ensaios já vão acontecer com toda a estrutura montada, coro, orquestra, figurantes etc", conta a artista.
Experiência. 
Com uma grande experiência em apresentações também no exterior -- Mere Olivera chegou a ganhar prêmios internacionais -- a expectativa da cantora é que a visibilidade conquistada com o papel em Brasília possa abrir novas portas.
"É um teatro grande, de grande visibilidade. Portanto, este é um trabalho especial, com grandes nomes da cena envolvidos. A responsabilidade é grande, mas é isso que me deixa feliz. Quer que eu seja feliz? Dê-me responsabilidade", brinca Mere.
Um dos grandes desafios, segundo Mere, ao interpretar Carmen, é assumir a personalidade controversa da personagem de Bizet.
"Ela é sedutora, senhora de si, e por isso acaba sendo confundida com uma prostituta, mas ela não é. É uma cigana que não tem medo da vida."
Além dessa ânsia de viver, o que Mere diz ter em ressonância com Carmen é a credulidade e o orgulho que a personagem tem da sua origem.
"Cada personagem nos deixa uma lição. Esse orgulho de ser quem eu sou, foi a Carmen quem deixou para mim."
A ópera. 
"Carmen", de Bizet,conta a história de amor e ódio entre a bela Carmen e o cabo Don José, que é seduzido pelos encantos da cigana. 

em 2012

Mere Oliveria viverá Juno, na Ópera 'Semele', Handel, com a Cia Experimental de Música de Fortaleza.

Mais sobre 
Mere Oliveira 

Formada em Técnica Vocal pela Escola Municipal de Música, Artes Plásticas e Cênicas Maestro Fêgo Camargo, Mere Oliveira também participou de cursos especiais com maestros e professores brasileiros, europeus e americanos, como Renato Bruson, Teresa Berganza, Mara Zampieri, Andrea di Mele, Massimiliano Carraro, Alessandro Sangiorgi, Susana Cardonnet, Susana Frangi, Maria Pia Piscitelli, Bruna Baglioni, entre outros 
Em 2010 Mere fez turnê pela Alemanha, Hungria e Croácia em 2010, com o Duo Cappuccino, que compõe com o violonista André Simão (Alemanha- Áustria) 
Em Buenos Aires , a cantora mezzo soprano também interpretou as óperas 'Norma' e 'La Gioconda', sendo aclamada pelo público


www.ovale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário