quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Um sistema de illuminação eficiente faz toda a diferença


Se você acha suficientemente moderno trocar suas lâmpadas incandescentes por LED´s, imagine ter um sistema inteiro dessas luzes, instalado com dimmers para controle de intensidade da corrente? Entender um pouco mais sobre iluminação eficiente pode ajudar a economizar energia e criar ambientes modernos e aconchegantes, tudo com uma menor conta de luz ao final do mês.

Uma boa alternativa para alcançar essa combinação ideal é o dimmer, um dispositivo usado para deixar a irradiação de um circuito de luzes mais ou menos forte, por meio de interruptores ou mesmo controles remotos. Segundo disse ao site The Daily Green,
o vice-presidente Michael Smith, da Lutron, empresa americana fabricante de dimmers, “Mesmo que você nunca use o dimmer instalado, já é possível economizar 4% da energia gerada por aquela lâmpada.”


Isso é possível pois o próprio tipo de circuito otimiza a eficiência, sem contar que quando você diminui a intensidade das luzes, a economia pode triplicar. As lâmpadas de halogênio são, no momento, as mais indicadas para os circuitos reguláveis, já que além de serem de 10% a 40% mais eficientes que as incandescentes, propiciam uma diminuição de luz muito suave.  A tecnologia para LED´s  ainda está em aperfeiçoamento para aplicações práticas como essa, já que a gradação de luz dessas lâmpadas não é tão fiel como em circuitos com lâmpadas de halogênio.

Isso não exclui o fato de que o futuro da iluminação sejam as lâmpadas LED. Os diodos emissores de luz, como são chamados na tradução de “Light Emitting Diodes”, já estão no mercado há décadas, mas só recentemente sua potência se tornou forte o suficiente para atuarem como fontes principais de iluminação.


E benefícios não faltam: elas podem durar dezenas de milhares de horas, são altamente eficientes – uma LED de 8 watts da Osram, por exemplo, é suficiente para substituir uma incandescente de 40 watts -, são resistentes a água e a choques e não emitem calor. Usadas por anos apenas como luzes para focos direcionados, sua maior deficiência é fornecer uma boa projeção de luz a 360°.

Assim, para uma melhor adaptação de seu ambiente procure usar dois ou três focos de lâmpadas LED espalhados, ao invés de uma única lâmpada ao centro do cômodo, para evitar sombras, produzir maior conforto para os olhos e causar uma impressão diferente.

style.greenvana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário