segunda-feira, 11 de julho de 2011


Arte com insetos aborda importância da preservação
Mais de 30.000 insetos são utilizados nas instalações de Jennifer Angus.

A arte está aí para nos fazer pensar. A canadense Jennifer Angus utiliza insetos secos para despertar a conscientização em relação à importância deles para a natureza e à nossa responsabilidade de preservarmos o habitat. O artista utiliza mais de 5.000 insetos e destaca a importância que têm na polinização e reprodução de plantas, por exemplo.

Hoje Angus expõe suas criações com insetos em galerias e museus pela América do Norte. As instalações formam padrões de papel de parede e muitas vezes incorporam palavras ou outros elementos que tenham a ver com o tema. Um desavisado só perceberia os insetos ao se aproximar da obra. Para criar a instalação, Angus primeiro elabora o layout da sala usando photoshop e inserindo as imagens do seu projeto. Quando chegam ao local, ela e sua equipe começam a montar a sala seguindo o padrão antes criado no computador.

Os insetos não são pintados nem modificados e são colocados nas paredes em padrões que passam a sensação de estar olhando para um caleidoscópio. Angus negocia espécies de insetos específicas da América do Norte, Europa e Ásia, não utilizando nenhuma espécie que esteja ameaçada de extinção. Custam em torno de 50 centavos a 25 dólares cada e são conservados para reutilização em exposições diferentes. Aos quem a acusa de matar insetos, ela afirma que só usa os adultos, quando já em final de vida, e que como se reproduzem com velocidade, não haverá problema se o habitat deles for preservado, segundo afirmou ao jornal “The New York Times”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário