segunda-feira, 30 de abril de 2012


CENTENÁRIO DE JORGE AMADO
EXPOSIÇÃO E NOVAS EDIÇÕES DE LIVROS HOMENAGEIAM OS CEM ANOS DO NASCIMENTO DO ESCRITOR


Baiano de Itabuna, Jorge Amado completaria cem anos em 2012. Nascido em 10 de agosto e morto quatro dias antes de seu aniversário em 2001, o escritor vem sendo homenageado desde o ano passado.

E as comemorações deste centenário não param. Nessa terça, 17 de abril, o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, abre a exposição Jorge Amado Universal com acervo da família do escritor e da Fundação Casa Jorge Amado. E além da mostra, uma série de outras atividades prestam homenagem ao centenário de Jorge Amado.

Literatura
Algums de seus livros ganharam novas edições como Navegação de Cabotagem, Mar Morto, Os Velhos Marinheiros, O Compadre de Ogum e a correspondência inédita Jorge & Zélia, organizada por João Jorge Amado, todos pela Cia das Letras.

Teatro
Nos palcos, os atores Marcelo Faria, Fernanda Vasconcelos e Duda Ribero interpretam Dona Flor e seus Dois Maridos, no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, até 29 de abril. Depois a peça vai para Belo Horizonte, no Teatro Sesi Minas, em maio; e para Salvador, no Teatro Castro Alves, em junho.

Televisão
A TV Globo também prepara uma nova produção de Gabriela, Cravo e Canela, dessa vez, protagonizada pela atriz Juliana Paes. No segundo semestre, a exposição Jorge Amado e Universal vai para Salvador, no Museu de Arte da Bahia.

História
Jorge Amado lançou seu primeiro romance, O País do Carnaval, em 1931. Seus livros foram traduzidos para 49 idiomas e adaptados para diversas peças de teatro, cinema e séries de televisão. Tieta do Agreste, Dona Flor e seu Dois Maridos e Gabriela ganharam versões no cinema e na televisão, estrelados pelas atrizes Sônia Braga e Betty Faria, que interpretou também Tieta na TV Globo. Tereza Batista e Tenda dos Milagres ganharam o formato de minisséries e Tocaia Grande se transformou em uma novela da rede Manchete.

Militante comunista e Obá – posto civil no Ilê Axé Opô Afonjá-, Jorge Amado foi exilado para Argentina, Uruguai, França e Tchecoslováquia, onde nasceu sua filha Paloma, a terceira do casamento com Zélia Gattai. Em 1961 foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras ocupando a cadeira de número 23, e faleceu em 6 de agosto de 2001.

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
INFORMAÇÕES
Cartões: visa, mastercard, redeshop, visa electron
Estacionamento: gratuito
Horário: Terça a domingo, 10h às 18h.
Site: http://www.museudalinguaportuguesa.org.br
Email: museu@museulp.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário