domingo, 8 de janeiro de 2012

Energia elétrica será gerada no saara a partir do sol

O deserto do Saara, maior deserto quente do mundo, pode ser a solução de energia alternativa para a Espanha, que pretende transformar a luz do sol local em energia elétrica.
Chegando a temperaturas superiores a 50 graus Celsius, o deserto recebe em seis horas energia solar correspondente ao que o mundo todo consome em um ano inteiro, o que é promissor para a empresa Desertec, que deve montar ainda neste ano os primeiros painéis solares com um investimento de  400 bilhões de euros.


Segundo matéria divulgada no site Tech Tudo, em 2015 a Espanha já terá parte de sua energia elétrica originada do calor do Saara e, em 2050, haverá uma rede de usinas para abastecer a Europa, o Norte da África e o Oriente Médio.
As usinas contariam também com painéis metálicos para direcionar a luz do sol a tubulações onde a água evaporaria até criar pressão suficiente para mover turbinas geradoras de energia.
Funcionando 24 horas por dia, a usina vai armazenar o calor em grandes tanques de sal derretido. O primeiro complexo vai ocupar uma área de 12 km², produzindo 150 megawatts/hora e vai custar cerca de 600 milhões de euros. Isso se a crise mundial não forçar uma mudança nos planos.

style.greenvana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário