quinta-feira, 8 de setembro de 2011

[Fica] a dica


Maurício Rett, natural de São José dos Campos, começou a demonstrar interesse em desenhos e caricaturas desde muito cedo. Aos 5 anos de idade já havia criado suas primeiras histórias e, como a maioria dos cartunistas, escolheu a sala de aula como ambiente criativo e seus professores como os primeiros “alvos”.

Na mesma sala de aula que lhe serviu de inspiração, Maurício recebeu seu apelido, pelo qual é conhecido até hoje: Pudim. Em 1993, Pudim produziu com outros desenhistas do Vale do Paraíba o fanzine Lixo Nuclear, onde nasceu os quadrinhos Mutantes da Justiça e Esquadrão Comando.

O ano de 1997 foi marcante para Maurício Rett pois consolidou a profissão de cartunista em sua vida. Seu primeiro contrato foi para produzir tiras bem humoradas sobre o cotidiano de uma grande empresa da região. Neste mesmo ano, concluiu a graduação em Publicidade e Propaganda, defendendo uma análise existencialista da revista Spawn, baseando-se nas ideias de Jean-Paul Sartre. Segundo o chargista, um trabalho e tanto.

Ascenção. A partir do ano de 1998, a carreira do cartunista Pudim se consolida. Seu trabalho é divulgado por grandes empresas de comunicação da região como: TV Vanguarda, Agência Graphia, Digital Designer, entre outras e, também, nas principais revistas e sites de quadrinhos de todo o país. Hoje, o artista mantém um site, www.cartunista.com.br, onde seu trabalho pode ser conferido na íntegra.

Por Diego Meneses

Nenhum comentário:

Postar um comentário