quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Bienal do Livro do Rio começa hoje
Evento acontece até dia 11 de setembro, no Riocentro, na Zona Oeste.
15ª edição terá presença de Anne Rice, Hilary Duff, William P.Young e outros.

Começa nesta quinta-feira (1º) a 15ª Bienal do Livro do Rio, que traz à cidade 23 autores internacionais e 150 escritores brasileiros em uma programação de debates, encontros e sessões de autógrafos. A partir das 15h30, a presidente Dilma participa da cerimônia de abertura e deve falar sobre suas influências literárias, no Riocentro, na Zona Oeste da cidade.

Entre os destaques da programação, está a escritora americana Anne Rice, criadora do clássico "Entrevista com o vampiro", de 1976. Na Bienal, ela participa de um encontro com fãs na tarde da próxima quarta-feira (7), em que falará também de seu novo livro, "De amor e maldade".

Outro encontro com autor que promete auditório lotado será da estrela teen Hilary Duff, que vem falar sobre sua estreia como escritora, o romance "Elixir". A atriz e cantora fará palestra às 12h de domingo (4) e em seguida participa de uma sessão de autógrafos.

Ainda entre os autores estrangeiros que vêm à festa literária estão William P. Young, do best-seller "A cabana", Patricia Schultz, criadora do guia "1.000 lugares para conhecer antes de morrer", Lauren Kate, da série de anjos "Fallen", Alyson Noël, da saga adolescente "Os imortais" e Lisa Sanders, consultora da série de TV "House", além do indiano Amitav Gosh, a americana Audrey Niffenegger, o angolano Pepetela, o francês Marc Levy, o português Gonçalo M. Tavares, o americano Scott Turrow, entre outros.

O público também poderá ver de perto escritores brasileiros como Luis Fernando Veríssimo, Ana Maria Machado, Ferreira Gullar, Zuenir Ventura, Ruy Castro, Laurentino Gomes, Isabel Lustosa, Fernando Moraes, Thalita Rebouças e outros, que estarão presentes na programação oficial e vão lançar seus novos livros na feira.

Brasil é país homenageado
Segundo os organizadores, são esperados 640 mil visitantes até o fim da Bienal, que vai ocupar uma área de 55 mil m², com 950 expositores. Paralelamente à programação oficial do evento, editoras farão sessões de autógrafos, debates e contação de histórias para o público infantil.

Mais de 1 mil títulos deverão ser lançados e cerca de 2,5 milhões de exemplares devem ser vendidos nos 11 dias de evento. O tema deste ano é o Brasil, o que levará os visitantes a participar de uma serie de ações, nos diversos espaços, para discutir a cultura e a realidade do país.

Fonte: globo.com
Na Bienal, autor desafia mitos da história e diz que Che era retrógrado
Leandro Narloch lança Guia políticamente incorreto da América Latina.
Evento começa nesta quinta-feira, no Riocentro, na Zona Oeste do Rio.

Poucas coisas incomodam mais o escritor Leandro Narloch do que uma camiseta com a imagem de Che Guevara. “Ele matou, torturou e perseguiu centenas por não estarem de acordo com suas ideias, não devia ser símbolo de liberdade”, afirma Narloch, que promete criar polêmica na Bienal do Livro do Rio, que começa nesta quinta-feira (1), no Riocentro, na Zona Oeste do Rio. “Che era retrógrado, era tão retrógrado quanto ditadores”, provoca o autor.

No evento, Narloch lança o livro “Guia politicamente incorreto da América Latina” (Editora Leya), escrito a quatro mãos com o jornalista Duda Teixeira, em que tenta derrubar mitos e supostas farsas da história da região. “Quero mostrar que essa história que a gente estuda na escola é mais discurso ideológico do que ciência”, explica o autor.

Heróis ou vilões?
No guia, Narloch também desafia outros heróis da esquerda latino-americana, como o presidente socialista chileno Salvador Allende, o revolucionário mexicano Pancho Villa, a primeira-dama argentina Evita Péron e outros. "Tendemos a apagar os erros daqueles com que concordamos", diz o jornalista, que se dedica à pesquisa na área há mais de cinco anos.

“Guia politicamente incorreto da América Latina” é o segundo volume da série que o escritor deu início com “Guia politicamente incorreto da história do Brasil”, lançado em 2009, e que chegou à lista dos mais vendidos de não-ficção (300 mil exemplares, segundo a editora). No primeiro livro da série, suas provocações miram figuras como Zumbi, Machado de Assis, Santos Dumont e até a tradicional feijoada, que segundo o autor, tem origem europeia.

No novo livro, ele reúne indícios de que Pancho Villa, por exemplo, seria um fumante habitual de cigarros de maconha, e que os Perón teriam levado a Argentina à ruína econômica, ao contrário do que está impresso em muitos livros didáticos.  "Não podemos mais encarar a história como uma novela das 20h, com vilões e mocinhos", completa Narloch. "No Brasil, a verdade é que se os guerrilheiros tivessem vencido estaríamos muito pior hoje", opina o escritor, que diz ter sido recebido com "indiferença" pela comunidade acadêmica.

Mas nas livrarias o sucesso tem sido tão grande que o autor decidiu largar seu emprego como jornalista em uma revista mensal para se dedicar exclusivamente ao projeto e já planeja um novo livro, agora voltado para a história mundial. "Reconheço que é um projeto ambicioso, principalmente para uma ideia que nasceu numa mesa de bar", brinca Narloch.

Na Bienal do Livro, Leandro Narloch participa de debate com a historiadora Isabel Lustosa no Café Literário, no dia 9 de setembro, às 20h.

Fonte: globo.com

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Obras na Cidade do Rock estão próximas do fim
Engenheiro responsável revela detalhes do Palco Mundo e da Eletrônica.
Festival acontece nos dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro.


Faltando pouco mais de um mês para início da quarta edição nacional do Rock in Rio, já estão quase concluídas as obras estruturais do Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.





"Estamos na fase dos arremates finais. A infraestrutura já está praticamente completa. Agora começaremos a montar o evento propriamente dito: as estruturas tubulares, estandes, geradores, palcos e cenários. Esse material todo deve pesar cerca de 3 mil toneladas. A expectativa é de que esteja tudo pronto até o dia 12 de setembro. Aí então terá início a montagem dos equipamentos de som e vídeo", explica Walter Ramires, engenheiro responsável pelas obras, mas carinhosamente apelidado pela equipe de “prefeito" da Cidade do Rock.

"Isso foi coisa do Roberto (Medina, idealizador do festival), que criou esse personagem em 2001. Ele disse: 'Se isso aqui é uma cidade, você será o prefeito'. E essa ideia ficou", contou Ramires.

Ele também adianta como será o cenário do Palco Mundo, onde se apresentarão as principais estrelas do festival. "Apelidamos de 'côncavo e convexo'. Serão painéis formados por estruturas metálicas prateadas, dispostas de maneira semelhante a um mosaico. Será uma espécie de representação dessa troca de energia entre público e plateia, de emissão e recepção", comentou o engenheiro, acrescentando que o palco terá quase 90 metros de comprimento e 25 metros de altura.


A Eletrônica, espaço reservado à apresentação de DJs nacionais e internacionais entre 22h e 4h, também será erguida sob um conceito diferente do último Rock in Rio, em 2001.

"Desta vez fugimos dessa ideia de tenda. A gente entende que este é um lugar que não deve ser fechado, não pode ter limites. Então desenhamos estruturas circulares, como se fossem gramofones gigantes. Na ponta desses gramofones, vamos projetar imagensn coloridas", revelou.

Demais "regiões" da Cidade do Rock também estão bastante adiantadas. Os quase 160 metros da Rock Street, que vão abrigar shows de jazz e blues, além de bares, restaurantes e lojas, já começaram a ser decorados. No local serão reproduzidas casinhas típicas de uma rua da cidade norte-americana de New Orleans, que vão servir de pano de fundo para as diversas atrações programadas para os sete dias de festival.


"Além da música, o público também vai poder fazer consultas a cartomantes, conferir exibições de malabares e mágicos e acompanhar números de sapateado", adiantou Walter.

Outras duas estruturas bastante adiantas são a área VIP, montada a uma distância de cerca de 100 metros do Palco Mundo e com capacidade para 4 mil convidados por noite, e o Palco Sunset, cenário dos encontros musicais entre artistas como Bebel Gilberto e Sandra de Sá; Tulipa Ruiz e Nação Zumbi; e Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes, entre outros.

"Ao todo, a Cidade do Rock e todas as suas instalações vão consumir diariamente a mesma quantidade de energia necessária para abastecer 600 casas populares", afirmou Walter Ramires.

O Rock in Rio 2011 está marcada para os dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro de 2011. Mais de 70 atrações nacionais e internacionais estão confirmadas, entre elas Metallica, Red Hot Chilli Peppers, Coldplay, Elton John, Shakira, Katy Perry, Rihanna, Jay-Z, System of a Down e Guns N' Roses.

Fonte: globo.com

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Calendário Cultural
Confira alguns dos cursos que estão com inscrições abertas em nossa região.

AUDIO VISUAL
Oficina Cinema Independente Profissional
Coordenaçăo: Vivi Amaral
Data: 21/10 a 9/12 [sextas-feiras]
Horário: 18h30 às 21h30
Inscrições: 8/8 a 17/10
Local: Oficina Cultural Altino Bondesan - SJC
Informações: www.oficinasculturais.org.br

AUDIO VISUAL

Workshop Poéticas do Ator no Audiovisual
“Laboratório de Criaçăo”
Coordenaçăo: Walmeri Ribeiro
Data: 17 e 18/9 [sábado e domingo]
Horário: 9h às 13h e 14h às 18h
Inscrições: 8/8 a 13/9
Local: Oficina Cultural Altino Bondesan - SJC
Informações: www.oficinasculturais.org.br

GESTĂO DE CULTURA
Oficina Empreendedorismo Cultural
Coordenaçăo: Horizontes / CADE
Data: 10 e 11/11 [quinta e sexta-feira]
Horário: 9h às 12h e 13h às 18h
Inscrições: 3/10 a 5/11
Local: Oficina Cultural Altino Bondesan - SJC
Informações: www.oficinasculturais.org.br

GESTĂO DE CULTURA
Ciclo de Palestras | Gestăo Cultural
Coordenaçăo: Maria Alice Gouveia
Data: 29/9, 27/10 e 24/11 [quinta-feira]
Horário: 19h30 às 21h30
Inscrições: até o dia de cada palestra
Local: Câmara Municipal de Săo José dos Campos
Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33

LITERATURA
Workshop de Contaçăo de Histórias
“Práticas da Narraçăo”
Coordenaçăo: Kika Antunes
Data: 24 a 25/9 [sábado e domingo]
Horário: 10h às 13h e 14h às 17h
Inscrições: 8/8 a 20/9
Local: Oficina Cultural Altino Bondesan - SJC
Informações: www.oficinasculturais.org.br

TEATRO
Oficina de Gestăo de Projetos Cênicos
Coordenaçăo: Ana Paula Galvăo
Data: 1/10 a 5/11 [sábado]
Horário: 9h às 13h e 14h às 18h
Inscrições: 8/8 a 26/9
Local: Câmara Municipal de Săo José dos Campos
Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33

TEATRO

Workshop de Teatro e Improvisaçăo - PLAYBACK THEATRE
Coordenaçăo: Deda Zeppini
Data: 8 a 9/10 [sábado e domingo]
Horário: 10h às 13h e 14h às 17h
Inscrições: 8/8 a 3/10
Local: Oficina Cultural Altino Bondesan - SJC
Informações: www.oficinasculturais.org.br

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

[re]comenda | Cidade Mestiça

Pagode Jazz Sardinha's Club  

Parece lugar comum, mas música instrumental bem elaborada ainda é aquela que em momentos desperta a vontade de dançar; noutros, de ficar parado e quieto, só escutando. E que se baseia em mistura gostosa e inteligente, para não deixar em quem ouve aquela sensação de que "já ouviu isto antes". Com quase 15 anos de estrada, o Sardinha's é um grupo musical eclético, riquíssimo em suas criações e arranjos, e formado por um time de músicos da primeira divisão (melódica): Rodrigo Lessa (bandolim e bandarra), Roberto Marques (trombone), Bernardo Bosisio (violão e guitarra), Sande Figueiredo (bateria), Marcos Esguleba (percussão), Eduardo Neves (saxofone e flauta) e Edson Menezes (baixo). Craques de primeira, se revezam nas composições, nos arranjos, na leveza e no suíngue que empregaram para fazer esse Cidade Mestiça (Biscoito Fino), realmente um belo disco.