sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Banda Faluja é anunciada como atração extra do Palco Sunset
Quinteto brasiliense fará pocket show no Rock in Rio no dia 2 de outubro.
Integrantes do Skank, Sabonetes e Scracho farão participação especial.

Além das atrações já escaladas para a quarta edição nacional do Rock in Rio, uma outra banda foi anunciada com a responsablidade de representar o novo pop rock brasileiro no festival. Formada há cinco anos em Brasília, a Faluja vai abrir a programação do Palco Sunset no início da tarde de 2 de outubro.

Composto por Guto Santanna (vocal), Daniel Nascimento (teclado), Kadu Souza (baixo), Eduardo Azambuja (guitarra) e Jota Magalhães (bateria), o grupo mistura sonoridades de bandas como Jota Quest e Skank, como explica o próprio guitarrista.

 
"É um som um pouco mais maduro do que aquele pop colorido e adolescente. A gente também flerta com o eletrônico e usa recursos como sintetizadores, mas nada muito exagerado”, comenta Azambuja.

Legião, Capital, Plebe...
Ele comemora a chance de se apresentar para um público tão grande e diante de profissionais da música atentos às novidades. “Fico aqui imaginando que esse pode vir a ser o show da nossa vida. Uma oportunidade como essa não é sempre que aparece. Vai ter gente do mundo todo de olho", comentou Eduardo, acrescentando que o show deve ter durar cerca de 20 minutos.

O músico explica que a mesma procedência de artistas como Legião Urbana, Capital Inicial, Cássia Eller e Plebe Rude não é apenas coincidência. "Legião é uma das nossas grandes influências. Renato Russo é um compositor genial. O Guto, nosso vocalista, escreve as letras bem nessa linha", destaca,

A banda, que foi batizada com o mesmo nome da cidade iraquiana localizada ao sul de Bagdá, já tem um videoclipe gravado e promove agora o EP "Bem além da esquina", coproduzido pelo tecladista do Skank, Henrique Portugal.

"Conheci O Faluja no ano passado através do Ruben di Souza, com quem tenho um estúdio voltado para produção. Eles têm um trabalho autoral interessante, direcionado ao grande público. E bem pop, do jeito que eu gosto", diz o músico, que sobe ao Palco Mundo com o Skank no mesmo dia.

"Cara de pau"

A oportunidade de se apresentar em um dos maiores festivais do país surgiu através de um bate-papo entre Portugal e o diretor artístico do Palco Sunset, Zé Ricardo. Henrique queixava-se da ausência da Tenda Brasil que, na edição do festival realizada em 2001, contou com apresentações de artistas brasileiros consagrados misturados a músicos recém-revelados.

"O Rock in Rio tinha que ter um espaço dedicado para apresentar novas bandas. Acho que tem tudo a ver. Então combinamos que seria nesse momento anterior à abertura do Sunset. Foi um pedido feito meio na cara de pau mesmo, mas deu certo. Vai ser a hora da novidade no Rock in Rio", brinca Portugal que, além do EP, também produziu o primeiro álbum do grupo, ainda sem data de lançamento prevista.

Fiel ao conceito dos encontros inusitados previstos para o palco, o Faluja contará com as patrticipações especials de músicos da banda curitibana Sabonetes e do grupo carioca Scracho, além do próprio Henrique Portugal.

Fonte: globo.com

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Nomes da street art invadem o MASP



Uma versão internacional da mostra De dentro para fora / De fora para dentro, que em 2009 e 2010 levou mais de 140 mil visitantes ao Museu de Arte de São Paulo – MASP, abre ao público nesta quarta-feira, 17 de agosto. A exposição, que fica em cartaz no museu e imediações até 23 de dezembro, traz ao Brasil alguns dos mais importantes nomes da arte de rua mundial (cujas obras estão espalhadas pelas fotos desta página).
 
Iniciativa do curador do MASP Teixeira Coelho, a mostra tem curadoria especial de Baixo Ribeiro, Eduardo Saretta e Mariana Martins, e vai utilizar a arquitetura do edifício criado por Lina Bo Bardi como base para obras de grafite, fotografia, vídeo, escultura, pintura, muralismo, colagem e instalações.

Os curadores foram cuidadosos na escolha e no desenvolvimento de cada projeto. Destaque em seus países e com reconhecimento internacional, são artistas multimídia que transitam por diferentes linguagens: instalações, pintura, animação, escultura ou desenho.  “Convidamos artistas capazes de expandir a experiência do público para além da plasticidade nessa exposição. Queríamos que o público pudesse aumentar sua participação e interação com a arte apresentada”, diz Baixo Ribeiro.

 Participam os franceses Remed, JR e Invader, o tcheco Point, os argentinos Tec, Defi e Chu e a norte-americana Swoon. Em São Paulo para desenvolver no MASP e nas vias próximas suas instalações e obras, os artistas ficam no mínimo até a abertura da exposição. Convidados especiais devem realizar intervenções durante o período da exposição.

“A ideia de arte pública muda radicalmente. Há pouco, São Paulo decidiu não mais aprovar a instalação de bustos nas praças públicas com a justificativa, acertada, de que esse tipo de ‘arte’ pertence ao século 19 e nada acrescenta ao cenário urbano”, explica o curador Teixeira Coelho. “A exposição anterior foi com artistas brasileiros. Esta será com artistas que virão dos EUA, da França, da República Tcheca e da Argentina. O que se espera que seja o mesmo é o sentimento de redescoberta da diversidade”, conclui ele.

De Dentro e de Fora – Inside Out Outside In
Local: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP
Endereço: av. Paulista, 1578 – São Paulo
Data: de 17 de agosto a 23 de dezembro
Horário: de terça a domingo e feriados, das 11h às 18h; e, às quintas, das 11h às 20h
Entrada franca às terças-feiras




terça-feira, 23 de agosto de 2011

Disco de Lou Reed com Metallica se chamará 'Lulu'
Data de lançamento também foi divulgada: 31 de outubro.
Trabalho foi inspirado em obras de dramaturgo alemão.

 
O álbum que o roqueiro americano Lou Reed, ex-Velvet Underground, lançará em parceria com a banda de thrash-metal Metallica se chamará "Lulu". Também foi divulgada a data de lançamento: 31 de outubro. As informações foram publicadas em um site promocional do disco.

Segundo o texto divulgado, o trabalho é inspirado nas peças "Earth spirit" e "Pandora's box", do dramaturgo expressionista alemão Frank Wedekind. As letras foram compostas originalmente por Reed para uma produção teatral em Berlim, mas acabaram dando origem a esse álbum colaborativo. 

Em entrevista para a revista "New York", o ex-líder do Velvet Underground disse que o disco é "a melhor coisa feita por alguém em todos os tempos. Não estou brincando, e eu não estou sendo egocêntrico", declarou.

O Metallica é uma das atrações internacionais anunciadas para a quarta edição do Rock in Rio.

Fonte: globo.com

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Personagens da Turma da Mônica ganham versão toy art
Turminha foi transformada em miniatura no estilo da GoGo's Crazy Bones.
Brinquedos estarão à venda em bancas de jornais a partir de setembro.


A Turma da Mônica virou toy art da linha de brinquedos GoGo's Crazy Bones. Uma parceria entre Mauricio de Sousa e a empresa rendeu diversos bonecos de plástico que estarão à venda a a partir de setembro nas bancas de jornais.

O lançamento da Panini será mostrado pela primeira vez na 15ª Bienal do Livro no Rio, que acontece de 1 a 11 de setembro. A coleção fará parte do livro ilustrado GoGo's Crazy Bones - Turma da Mônica. Serão vendidos 60 cromos que representam cada personagem - detalhando seus poderes e habilidades.

O álbum irá custar R$ 3,90 e, cada envelope, R$ 2,25 - eles terão quatro cromos e duas miniaturas.

Fonte: globo.com

SWU confirma shows de Alice in Chains e Stone Temple Pilots
Evento será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, em Paulínia.
Sonic Youth, Faith No More, Black Eyed Peas são algumas das atrações.

 
A organização do festival SWU confirmou mais duas atrações neste sábado (20). As bandas Alice in Chains e Stone Temple Pilots se apresentarão no evento, que será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, em Paulínia, cidade do interior de São Paulo.

Junto com Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden, o Alice in Chains foi um dos principais nomes da geração de bandas que surgiram em Seattle no final dos anos 80 para o início dos 90 e levou o rótulo de "grunge". O grupo lançou três álbuns na década de 90 e entrou em hiato após a morte do vocalista Layne Staley por overdose, em abril de 2002. Para o festival, o Alice in Chains traz o sucesso do último álbum lançado “Gives Way to Blue".
 
Já o Stone Temple Pilots volta ao Brasil depois de ter feito dois shows em 2010, em São Paulo e no Rio de Janeiro. A banda, que surgiu no começo da década de 90 ficou mundialmente conhecida depois dos sucessos “Plush”, "Creep" e “Wicked garden”, que fazem parte do primeiro álbum, "Core". O grupo ficou separado por quase uma década e lançou um novo álbum de músicas inéditas em 2010.
 
As duas bandas, que se apresentarão no dia 14 de novembro, se juntam na programação do SWU a Miyavi, Down, Faith No More, Sonic Youth, Snoop Dogg, Black Eyed Peas, Peter Gabriel, Megadeth e Damian Marley, entre outros.

O primeiro lote de ingressos para o festival começou a ser vendido no dia 11 de julho, pelo site www.ingressorapido.com.br. As vendas pelo telefone (4003-1212) funcionam de segunda a sábado, das 9h às 22h, e nos domingos e feriados das 11h às 22h. Ingressos também podem ser adquiridos em 67 pontos de venda espalhados pelo Brasil.

Desta vez, o SWU terá quatro palcos e cerca de 70 atrações em uma área quatro vezes maior que a fazenda Maeda, em Itu, que recebeu a edição passada. São esperadas 70 mil pessoas por dia.

Fonte: globo.com

domingo, 21 de agosto de 2011

Lei obriga escolas a ensinarem música
Veja o que muda na prática.

 Que tal colocar ritmo nos estudos? A lei número 11.769, de 2008, obriga toda escola do Brasil a ter aulas de música ou incluir esse conteúdo nas aulas de artes dos ensinos infantil e fundamental. O prazo para isso acontecer acaba neste mês. E o objetivo não é aprender a tocar um instrumento ou a cantar, mas desenvolver a musicalização (ritmo, coordenação motora, audição, entre outros).

Alguns colégios particulares, como o Rainha da Paz (São Paulo), já tinham aulas de música antes de a lei existir. Lá, elas acontecem duas vezes por semana. Instrumentos como xilofone e pandeiro são usados para acompanhar cantigas populares. Outras vezes, são deixados de lado. "Podemos usar só a voz e o corpo para fazer música", diz Maria Eduarda Grassano, 7.
Várias atividades musicais estão ligadas a outras disciplinas, como geografia e história. Luiz Gustavo Filho, 7, aprendeu sobre os indígenas, pois "as músicas falam sobre como eles vivem".

POR QUE APRENDER
José Nunes (professor da Unirio) dá aula para futuros professores de música e já deu aula para crianças em uma escola. Ele explica que aprender música tem que ser divertido. Mas o mais importante da atividade musical é aprender a entender o valor e a beleza da arte desde pequeno.

CADA UM NO SEU TOM
Nas aulas de música, você pode cantar, tocar ou inventar suas próprias canções. Helio Zimbardi, 12, não se animou com nada disso. Até que teve uma ideia. "Propus para a professora ser o maestro da turma e improvisei uma batuta", conta. Gostou tanto que até pensa em se tornar um profissional. "É muito legal ficar na frente comandando o ritmo. Só paro para ouvir os aplausos", completa.

MÉTODOS
Existem modos diferentes de aprender música. Com o Suzuki, do Japão, as crianças aprendem ouvindo e repetindo. A ideia é aprender de forma natural, como se aprende a falar, por exemplo. No México, o método Tort usa a cultura popular para ensinar, por meio de coros e conjuntos. No Brasil, o músico Heitor Villa-Lobos usou canto orfeônico, uma prática de canto em conjunto, para orientar o ensino de música.

NÃO É IGUAL EM TODA ESCOLA
As escolas municipais de São Paulo estão se preparando para incluir aulas de música só no ano que vem, disse a assessoria de imprensa. Já na escola estadual Rodrigues Alves, por exemplo, a música é pincelada em projetos paralelos. A Secretaria Estadual de Educação contou que, em um deles, os alunos cantam composições da MPB. Mas as crianças não parecem satisfeitas. "Não temos aula de música no colégio, mas eu gostaria de ter", conta a aluna Vitória da Silva Alves, 9.

Fonte: folha.uol.com.br