sexta-feira, 29 de julho de 2011

Grupo Contadores de Estórias comemora 40 anos
Festa de Artes Cênicas Internacional em Paraty 


quinta-feira, 28 de julho de 2011

ON_OFF - Experiências em Live Image

O evento ON_OFF - Experiências em Live Image chega à sua 7ª edição e promete proporcionar experiências inéditas ao público que visitar a Sala Itaú Cultural até 31 de julho.

A mostra reúne performances que exploram música e cinema em projeções e composições audiovisuais. Artistas do Brasil e da Inglaterra revelam a proximidade e os contrastes existentes entre os dois países por meio de suas representações.

Ao todo, cinco trabalhos se revezam. Dois são executados pelos britânicos do The Light Surgeons; dois pelo uruguaio, radicado no Brasil, Fernando Velázquez e um pelo coletivo mineiro O Grivo (foto).
 
Entre os dias 22 e 24, os artistas ingleses apresentaram a obra LDN_REDUX, um retrato antropomórfico da cidade de Londres, e True Fictions, um espetáculo com elementos inerentes a documentário, música e animação (gráfica e tradicional). Os demais artistas completam a programação:

O Grivo (O Grivo)
Datas: 26, 27 e 30 de julho de 2011.
Horário: Terça, quarta e sábado, 20h.

Acidente (Fernando Velázquez)
Datas: 28 e 29 de julho de 2011.
Horário: Quinta e sexta, 20h.
 
Mindscapes (Fernando Velazquez)
Data: 31 de julho de 2011.
Horário: Domingo, 20h.

Norival Rizzo e Fábio Assunção fazem boa parceria em "Adultérios"
Diretor Alexandre Reineke consegue manter o tom de Woody Allen, autor da comédia.

Muitos filmes do cineasta americano Woody Allen, principalmente os produzidos nas décadas de 70 e 80, têm ligação estreita com o teatro. São fitas com um número reduzido de personagens, poucas locações e diálogos secos e afiadíssimos. Escrita em 1995, a comédia em um ato Adultérios é uma rara incursão de Allen nos palcos depois de consagrado nas telas.

Ambientada em Nova York, a história enfoca o confronto entre dois homens. Enquanto espera pela amante (participação da atriz Carol Mariottini), o roteirista Jim Swain (o ator Norival Rizzo) conhece Fred (interpretado por Fábio Assunção), um morador de rua. O mendigo o acusa de ter roubado suas ideias para um longa-metragem.

Na direção do espetáculo, Alexandre Reinecke respeitou o estilo de Allen sem tentar reproduzi-lo. Colocou em cena uma história simples e enxuta, quase sem brechas para improvisos, com o objetivo de valorizar o elenco e divertir o público em sua curta duração. Norival Rizzo, como sempre, transita sem esforço na pele do roteirista. Extrai graça e não pesa a mão em gestos ou entonações. Fábio Assunção, por sua vez, transmite no tempo certo o transtorno mental do personagem e foge da caricatura para aproveitar as tiradas bem-humoradas.



Durante a temporada, a afinada dupla poderá passar por um desafio extra: o revezamento de papéis a cada apresentação. Se a química resultou positiva e equilibrada na primeira (e mais ousada) tentativa, ver Assunção como o escritor engomadinho e Rizzo na pele do vagabundo deve manter a diversão sem altos e baixos.

Musical "A família Addams é confirmado no Brasil para 2012"

A Time for Fun anunciou, nesta segunda-feira, a vinda do  musical “The Addams Family” para o Brasil. A produção será realizada em 2012 e deverá estrear em meados do mês de abril. Lançada inicialmente  em forma de quadrinhos, a história acabou recebendo adaptações para os cinemas e televisão. Ano passado, virou musical e abriu sua temporada na Broadway, que não agradou muito a crítica especializada.

O Brasil será o primeiro país a exibir a versão musical, além da original. Para saber tudo sobre a repercussão de “The Addams Family” na Broadway, clique aqui.

Audições
Os interessados em fazer parte do elenco devem enviar currículo, com foto atual de corpo inteiro, para familiaaddams@t4f.com.br até dia 24 de junho. As audições serão realizadas entre 04 e 09 de julho, em São Paulo. Podem se inscrever homens (atores/cantores/bailarinos) entre 20 e 50 anos e mulheres (atrizes/cantoras/bailarinas) entre 18 e 50 anos e entre 50 e 70 anos. Também haverá audições para meninos, entre 11 e 14 anos, com excelente canto e noções de interpretação.

Homens
Tenor
Tenor Potente
Baixo Profundo/grave
Bari-tenor
Barítono Agudo
Barítono Baixo

Mulheres
Alto/Mezzo Soprano
Soprano com sólido Dó Agudo (C6) e forte belt até Ré (D5)
Soprano do Fá grave (F3) a um sólido Dó Agudo (C6)
Contraltos

quarta-feira, 27 de julho de 2011

VMA 2011: Veja a lista completa de indicados da premiação

No dia 28 de agosto a festa do videoclipe vai parar o mundo. Claro que estamos falando do Video Music Awards, premiação da MTV norte-americana que será realizada em Los Angeles e vai reunir os grandes nomes da música internacional.

Os indicados foram revelados pela MTV. E a votação nas categorias principais já foram abertas no site da emissora. Adele, Bruno Mars e Katy Perry estão entre os mais indicados. Veja a lista:

Clipe do Ano
Adele – Rolling In The Deep
Bestie Boys – Make Some Noise
Bruno Mars – Grenade
Katy Perry – Firework
Tyler, The Creator – Yonkers

Melhor Clipe POP
Adele – Rolling In The Deep
Britney Spears – Till The World Ends
Bruno Mars – Grenade
Katy Perry – Last Friday Night
Pitbull f/ Ne-Yo, Nayer, and Afrojack – Give Me Everything

Melhor Clipe Feminino
Adele – Rolling In The Deep
Beyonce – Run The World (Girls)
Katy Perry – Firework
Lady Gaga – Judas
Nicki Minaj – Super Bass

Melor Clipe de Rock
Cage The Elephant – Shake Me Down
Foo Fighters – Walk
Foster The People – Pumped Up Kicks
Mumford & Sons – The Cave
The Black Keys – Howlin' For You

Melhor Clipe de Hip Hop
Chris Brown – Look At Me Now
Kanye West f/ Rihanna and Kid Cudi – All Of The Lights
Lil Wayne – 6 Foot 7 Foot
Lupe Fiasco – The Show Goes on
Nicki Minaj – Super Bass

Artista Revelação
Big Sean
Foster The People
Kreashaywn
Tyler The Creator
Wiz Khalifa

Melhor Clipe Masculino
Bruno Mars – Grenade
Cee-Lo – Fuck You
Eminem – Love The Way You Lie
Justin Bieber – You Smile
Kanye West – All Of The Lights

Melhor Colaboração
Chris Brown f/ Lil Wayne and Busta Rhymes – Look At Me Now
Kanye West f/ Rihanna and Kid Cudi – All Of The Lights
Katy Perry f/ Kanye West – E.T
Nicki Minaj f/ Drake – Moment 4 Life
Pitbull f/ Ne-Yo, Nayer, and Afrojack – Give Me Everything

Melhor Direção de Arte
Adele – Rolling In The Deep
Death Cab For Cutie – You Are A Tourist
Kanye West f/ Dwele – Power
Katy Perry f/ Kanye West – E.T
Lady Gaga – Judas

Melhor Coreografia
Beyoncé – Run The World (Girls)
Britney Spears – Till The World Ends
Bruno Mars – The Lazy Song
Lady Gaga- Judas
LMFAO f/ Lauren Bennett & Goon – Party Rock Anthem
Robbie Williams planeja turnê solo para 2012

Robbie Williams é um dos mais bem sucedidos cantores do Reino Unido e atualmente está em turnê com o Take That, banda que o tornou famoso, com a "Progress Live Tour", mas já planeja uma turnê solo para 2012.

Sua última turnê solo, a "Close Encounters Tour", aconteceu em 2006 e Robbie, que sofre de forte pânico de palco, foi obrigado a cancelar várias datas, mas já se sente animado o suficiente com suas experiências com o Take That em turnê para pensar em voltar para a estrada sozinho.


Uma fonte próxima ao cantor, em entrevista ao tablóide The Sun, afirmou: "Rob está em um ótimo momento. Ele teve uma experiência tão péssima da última vez que ele fez uma turnê mundial que seus amigos nunca imaginariam que ele voltaria para a estrada. Ele cancelou sua 'Close Encounters Tour' e foi direto para reabilitação."

"Mas ele já se acostumou com a ideia novamente. Ele tem se sentido tão bem com a reação ao voltar para o Take That que ele já acionou seus empresários para fazer alguns shows no próximo verão. É improvável que seja tão grandioso quanto suas outras turnês mas a bola já está rolando", concluiu a fonte.
Artistas, músicos e técnicos em espetáculo poderão ter direito a seguro-desemprego

Projeto de lei da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), que prevê seguro-desemprego a artistas, músicos e técnico em espetáculos de diversão foi aprovadono mês de junho pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria ainda será examinada pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), que terá a decisão terminativa.

De acordo com a proposta (PLS 211/10), para receber o seguro-desemprego, o profissional precisa comprovar ter trabalhado em atividades da área por, pelo menos, trinta dias nos doze meses anteriores à data do pedido do benefício e não estar recebendo outro benefício previdenciário de prestação continuada ou auxílio-desemprego. Além disso, é necessário ter efetuado os recolhimentos previdenciários relativos ao período de trabalho, bem como não possuir renda de qualquer natureza.

O benefício será concedido por um prazo máximo de quatro meses, de forma contínua ou alternada. Para conceder o benefício, o projeto altera a lei que trata do Programa do Seguro-Desemprego, do Abono Salarial e institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) - Lei 7.998/90. Marisa Serrano informou que o projeto de lei foi apresentado por solicitação dos artistas, especialmente os mais idosos, em audiências no Senado.

A autora disse que a categoria é uma das menos amparadas pela proteção social em nosso país. De acordo com estimativa do Ministério da Educação, ressaltou, cerca de 85% desses profissionais em atividade estão desempregados. Além disso, destacou a autora, a atividade acontece principalmente na informalidade, de modo que a maior parte desses trabalhadores jamais reunirá as condições estabelecidas por lei para obtenção do seguro-desemprego.

O senador Sérgio Petecão (PMN-AC), em seu parecer, lido pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS), ressaltou que a maior parte da categoria enfrenta muitas dificuldades, embora haja casos excepcionais de profissionais bem sucedidos ou que têm relações trabalhistas mais seguras, como membros de orquestras e corpos de baile estáveis.

O senador Walter Pinheiro (PT-BA) ressaltou que, em geral, a agenda dos artistas se concentra em determinadas épocas do ano. "Comparo o seguro desemprego destinado ao pescador em período de defeso ao do artista. O músico é da mesma forma sujeito à safra, sua atividade é sazonal", disse o senador.

terça-feira, 26 de julho de 2011


Ballet Nacional de Cuba

Local: Teatro Anhembi Morumbi
 
Endereço: Rua Doutor Almeida Lima, 1134
Tel: (011) 2872-1457 / (011) 2872-1458

Quando: (Qua, Qui, Sex e Sáb) Acontece de 27 a 29/07, 21h00 e dia 30/07, 15h00 e 21h00.
Grátis (sábado, às 15h00) e R$ 30,00 (quarta a sexta e sábado, às 21h00).

Bilheteria: 14h00 às 19h00 (terça); a partir das 14h00 (quarta a sábado).
Ingressos esgotados para a sessão de quarta (27/07).

Resenha por Carolina Giovanelli
Com rostos pintados, tangas amarradas sobre malhas cor da pele, cocares e outros adereços, os quarenta bailarinos da tradicional companhia apresentam a inédita A Lenda da Água Grande (2010). Em cenas de tom dramático, o elenco executa sobretudo passos do balé clássico para relembrar um mito indígena sobre o surgimento das Cataratas do Iguaçu. Na trama, a garota Naipi tem como destino ser oferecida em sacrifício a uma entidade com corpo de serpente e cabeça de papagaio chamada Mboi Tu’i. Tarobá, um guerreiro da tribo, se apaixona pela moça e foge com ela pelo rio, provocando a ira do monstro. Referência da dança e fundadora do grupo, a coreógrafa Alicia Alonso, de 90 anos, delegou a criação desta peça ao jovem Eduardo Blanco, de 29 anos. Em tempo: no sábado (30/07), haverá uma sessão gratuita, às 15h. Os ingressos serão distribuídos na quinta (28/07) e na sexta (29/07), das 14h às 19h. De 27 a 30/07/2011.

Data do Grammy 2012 já foi definida

A 54ª edição da maior premiação da música mundial teve sua data anunciada. O Grammy 2012 acontecerá no dia 12 de fevereiro no tradicional Staples Center, em Los Angeles. Se o local e o mês de realização do evento se mantém os mesmos ano após ano, não se pode dizer o mesmo do esquema de nomeação.

Em abril deste ano foi revelado que o número de categorias no Grammy 2012 seria diminuído de 109 para 78. As alterações acontecem principalmente nos gêneros pop, R&B, rock e country. Não haverá mais a separação de vocais masculinos e femininos. Todos os artistas concorrerão em uma única categoria batizada de "Solo Performance".

Os indicados ao Grammy serão conhecidos no dia 30 de novembro durante um programa especial de uma hora que será exibido pelo canal CBS.

Biscoito Fino faz a festa do instrumental
Em três lançamentos simultâneos, a gravadora Biscoito Fino expõe um apanhado do talento e da versatilidade de quatro instrumentistas excepcionais – Yamandu Costa, Mario Adnet, Gilson Peranzzetta e Mauro Senise – em passeios pela obra de dois gênios da música brasileira: Noel Rosa e Tom Jobim.

O poeta da Vila recebe homenagem do pianista e arranjador Peranzzetta, do multiinstrumentista (sax alto, sax soprano e flauta) Senise e da cantora Alaíde Costa (auxílio luxuoso nos vocais). O disco chama-se “100 anos de Noel Rosa”, sai também em DVD, e foi gravado ao vivo no Teatro Sesc Ginástico do Rio de Janeiro. O belo CD, que tem ainda participações elegantes de Zeca Assumpção, Amoy Ribas e Quarteto Bessler, passeia de bondinho pela obra de Noel, não faltando clássicos como “Fita amarela”, “Último desejo” e “Palpite infeliz”. Uma jóia!

 
A homenagem seguinte é feita ao compositor Tom Jobim, pelo arranjador e violonista Mario Adnet – que impõe o seu toque de mestre em novas leituras jazzísticas de canções (entre conhecidas e outras nem tanto) que fizeram a obra de Tom ser conhecida e reconhecida como uma das maiores de todos os tempos. “+ Tom Jobim, por Mario Adnet” é um passo à frente para os que conhecem ou os que querem conhecer o som sagrado do maestro soberano.

E o gênio internacional do violão Yamandu Costa está de volta, agora em álbum solo (“Mafuá”), visitando e revisitando compositores como Y. Costa, Armandinho Neves e Zezé Gomes, autores de temas que se encaixam direitinho no instrumento de Yamandu. Confiram, são toques de mestre.