quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Obras na Cidade do Rock estão próximas do fim
Engenheiro responsável revela detalhes do Palco Mundo e da Eletrônica.
Festival acontece nos dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro.


Faltando pouco mais de um mês para início da quarta edição nacional do Rock in Rio, já estão quase concluídas as obras estruturais do Parque Olímpico Cidade do Rock, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.





"Estamos na fase dos arremates finais. A infraestrutura já está praticamente completa. Agora começaremos a montar o evento propriamente dito: as estruturas tubulares, estandes, geradores, palcos e cenários. Esse material todo deve pesar cerca de 3 mil toneladas. A expectativa é de que esteja tudo pronto até o dia 12 de setembro. Aí então terá início a montagem dos equipamentos de som e vídeo", explica Walter Ramires, engenheiro responsável pelas obras, mas carinhosamente apelidado pela equipe de “prefeito" da Cidade do Rock.

"Isso foi coisa do Roberto (Medina, idealizador do festival), que criou esse personagem em 2001. Ele disse: 'Se isso aqui é uma cidade, você será o prefeito'. E essa ideia ficou", contou Ramires.

Ele também adianta como será o cenário do Palco Mundo, onde se apresentarão as principais estrelas do festival. "Apelidamos de 'côncavo e convexo'. Serão painéis formados por estruturas metálicas prateadas, dispostas de maneira semelhante a um mosaico. Será uma espécie de representação dessa troca de energia entre público e plateia, de emissão e recepção", comentou o engenheiro, acrescentando que o palco terá quase 90 metros de comprimento e 25 metros de altura.


A Eletrônica, espaço reservado à apresentação de DJs nacionais e internacionais entre 22h e 4h, também será erguida sob um conceito diferente do último Rock in Rio, em 2001.

"Desta vez fugimos dessa ideia de tenda. A gente entende que este é um lugar que não deve ser fechado, não pode ter limites. Então desenhamos estruturas circulares, como se fossem gramofones gigantes. Na ponta desses gramofones, vamos projetar imagensn coloridas", revelou.

Demais "regiões" da Cidade do Rock também estão bastante adiantadas. Os quase 160 metros da Rock Street, que vão abrigar shows de jazz e blues, além de bares, restaurantes e lojas, já começaram a ser decorados. No local serão reproduzidas casinhas típicas de uma rua da cidade norte-americana de New Orleans, que vão servir de pano de fundo para as diversas atrações programadas para os sete dias de festival.


"Além da música, o público também vai poder fazer consultas a cartomantes, conferir exibições de malabares e mágicos e acompanhar números de sapateado", adiantou Walter.

Outras duas estruturas bastante adiantas são a área VIP, montada a uma distância de cerca de 100 metros do Palco Mundo e com capacidade para 4 mil convidados por noite, e o Palco Sunset, cenário dos encontros musicais entre artistas como Bebel Gilberto e Sandra de Sá; Tulipa Ruiz e Nação Zumbi; e Erasmo Carlos e Arnaldo Antunes, entre outros.

"Ao todo, a Cidade do Rock e todas as suas instalações vão consumir diariamente a mesma quantidade de energia necessária para abastecer 600 casas populares", afirmou Walter Ramires.

O Rock in Rio 2011 está marcada para os dias 23, 24, 25, 29 e 30 de setembro e 1 e 2 de outubro de 2011. Mais de 70 atrações nacionais e internacionais estão confirmadas, entre elas Metallica, Red Hot Chilli Peppers, Coldplay, Elton John, Shakira, Katy Perry, Rihanna, Jay-Z, System of a Down e Guns N' Roses.

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário