quarta-feira, 8 de agosto de 2012


Bandas de rock com atitude em causas ambientais

As bandas de rock costumam ser conhecidas em função da atitude, muitas vezes pautada pela rebeldia e pela indiferença às regras e padrões. Algumas bandas expandiram essa atitude em nome da melhoria da qualidade de vida do planeta. Conheça cinco bandas que dedicam parte do tempo e recurso para a manutenção de causas ambientais e humanitárias:

Pearl Jam


A banda que é uma das precursoras do movimento grunge começou a se envolver com causas ambientais em 2006, quando resolveu doar parte dos rendimentos da turnê em prol da preservação das florestas tropicais de Madagascar, na África, mas não parou por aí. Em 2009, a banda doou 100 mil dólares para 9 ONGs que dedicam seus esforços à criação de tecnologias para o investimento em fontes renováveis de energia, e desde então, é frequentemente vista em eventos de organizações ambientais.

Green Day


Apesar do nome, que na tradução literal seria “Dia Verde”, o Green Day, banda de hardcore fundada em 1987, foi ficando engajada aos poucos.  A banda prestou apoio à Natural Resources Defence Council, uma ONG destinada à proteção do planeta, na campanha “Move America Beyond Oil”. A intenção era mostrar os males da dependência dos EUA pelo uso do  petróleo. O álbum “American idiot” é um dos maiores sucessos da banda e trata-se de um grande protesto contra o modelo de vida americano e as ações do governo, movido pela ganância e violência.

Coldplay


O quarteto inglês apoia a ONG Make Traid Fair, que busca o diálogo sobre as mazelas dos países pobres do mundo. A empresa contratou, em 2002, uma empresa para plantar 10 mil árvores na Índia, como forma de contribuição para a neutralização do CO2 gerado pela produção dos seus CDs. Em 2009, durante a turnê do álbum “Viva La Vida”, o Coldplay realizou o primeiro show com carbono neutro nos Emirados Árabes. Além disso, o Coldplay é patrono da ClientEarth, que oferece suporte jurídico em prol do cumprimento das leis ambientais.

Linkin Park


A banda de Nu Metal californiana está À frente da ONG Music For Relief, que presta apoio às vítimas de catástrofes naturais, como o Tsunami da Indonésia e o Furacão Katrina. A banda se aliou ano passado à ONU na iniciativa Energia Sustentável para Todos, que visa garantir o acesso universal à energia até 2030. A banda destina frequentemente parte da renda arrecadada nos shows para o plantio de árvores.

Dave Matthews Band


A banda sul-africana teve o seu engajamento reconhecido em 2006, quando seus integrantes decidiram apoiar ONGs e instituições que promovem ações sustentáveis. A iniciativa foi fruto de reflexão em relação a toda a poluição gerada pelo grupo nos seus 21 anos de estrada. Além disso, a banda incentiva soluções para o público, como levar a sua própria garrafa de água para as apresentações, reduzindo o lixo e o consumo de garrafas PET. Os fãs ainda podem visitar o complexo Eco-Village, presente nos shows da banda, no qual é possível conhecer iniciativas ambientais e aprender como podem contribuir com ações simples, mas que podem fazer a diferença para o mundo.

A atitude rock dos dias atuais está cada vez mais ligada ao poder que o artista possui de fazer o bem, além de sua própria música. Ter um microfone nas mãos é uma grande oportunidade de ajudar as pessoas a refletir e compreender como podem tornar suas vidas melhores, respeitando o planeta e o próximo, participando sempre que possível, de forma direta ou indireta, de causas ambientais e humanitárias.

style.greenvana.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário